Quanto brinquedos de plástico existem no mundo?

Manacá brincar consciente

Publicado:ago 14, 2020

A imagem deste post já diz muito sobre o que queremos trazer como reflexão, que teve início lá no Instagram: Quantos brinquedos de plástico existem no mundo?

Você já havia pensado nisso? Será que todo mundo um dia parou um momento para refletir em como esse consumo vem ocorrendo coletivamente?

O Instituto Alana junto com a Universidade Federal de São Carlos desenvolveu uma pesquisa pioneira sobre publicidade infantil de brinquedos plásticos. Para além do alerta sobre o efeito “publicidade-desejo-consumo-descarte”, no qual a indústria de brinquedos é ainda uma das maiores anunciantes de publicidade dirigida às crianças (seja em televisão, loja, Youtube dentre outros meios publicitários), a pesquisa aponta dados chocantes como a previsão de produção de mais de 1,38 milhão de tonelada de brinquedos só no Brasil entre os anos de 2018 e 2030, e que por conta das misturas de materiais que os compõem, sua reciclagem é praticamente inviável.

O plástico tornou-se um problema não apenas pelo seu alto consumo, mas também quando pensamos em toda a rede que o envolve. Segundo o Instituto, mais de 40% do plástico consumido no nosso país não tem um destino adequado. O Brasil é o 16º no ranking mundial de descarte indevido de resíduos plásticos no oceano.

Para nós, pais e mães que olhamos para futuro a partir desse presente e do que desejamos aos nossos filhos, vale a pena conferir outros dados dessa pesquisa.

Quanto à matéria citada no Insta sobre as grandes marcas do mercado pararem de fabricar brinquedos de plástico, pode ser lida aqui.

A foto em destaque nesse post faz parte da exposição: “De onde todos esses brinquedos vieram?”, na qual o artista contemporâneo Hiroshi Fuji utilizou 100.000 brinquedos que não tinham mais donos e que, ao longo de 13 anos, foram coletados em atividades comunitárias. 

Deixamos para o fim o nosso comentário, sempre resgatando a nossa preocupação com o brincar: nossa loja evita ao máximo os brinquedos plásticos (e em breve, reduziremos ainda mais o nosso número atual). Essa é a escolha que fizemos para diminuir a sua circulação e oferecer alternativas mais saudáveis e sustentáveis em diversão para sua família.

De pouquinho em pouquinho, a gente transforma o mundo num lugar melhor, consciente e mais vivo.

Viva o esforço coletivo para um mundo melhor!

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *